O governo Lula encara seu terceiro mês de mandato ainda diante de um Congresso dividido e disposto a impor suas próprias pautas para garantir a prorrogação do seu apoio.

Embora a eleição de Lira trouxesse a promessa de uma “frente ampla” e de um loteamento de ministérios e cargos para os partidos que apoiaram Lula, a realidade nos primeiros dias de mandato já mostra um governo preso às exigências do Congresso.

Apesar de já ter aprendido com o que aconteceu com Bolsonaro, o governo Lula ainda tem dificuldade em resistir aos interesses individuais dos deputados e senadores.

O Congresso brasileiro tem legislado em cima do próprio interesse ao invés dos interesses dos eleitores e, assim, tem exigido um preço alto do governo Lula para o apoio às pautas de reformas e investimentos que o presidente deseja colocar em prática.

Por: Geovane Oliveira