O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na noite desta quarta-feira, 30, da formatura da 4ª turma do Curso Operacional de Rotam da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM). O evento foi realizado no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas, e formou 22 policiais militares do Tocantins.
Com duração de 75 dias, o curso iniciou com 34 alunos matriculados, onde somente 22 conseguiram concluir com êxito as etapas teóricas e práticas. O curso Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) tem por objetivo capacitar policiais militares do Tocantins para operarem na Base de Rotam no enfrentamento de situações de média e alta complexidade da rotina policial.
O vice-governador Wanderlei Barbosa, destacou que o Governo do Estado se sente orgulhoso e alegre por ver formar mais uma turma dentro da Polícia Militar.
“Hoje temos aqui mais um grupo de homens preparados e especializados para atuarem frente à Polícia Militar e defender o Tocantins. Estamos orgulhosos e contamos com vocês na defesa da nossa sociedade”, comemorou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Silva Neto, também pontuou que é uma honra para o comando da PM entregar mais 22 raiados para o pronto serviço de Rotam.
“Hoje totalizamos 133 raiados tocantinenses que contribuem para elevar o nosso serviço e trazer a paz e a ordem no nosso Estado”, ressaltou. Raiado é uma referência a raio imortal de cor vermelha, um dos símbolos que compõem o brevê do grupamento, formado por louros, o sol e as cores da bandeira do Estado do Tocantins.
O orador da turma, major Luiz Carlos Marques, destacou que a Rotam é muito mais que uma tropa de patrulhamento tático especial.
“Aprendemos neste curso que para se tornar um ‘rotamzeiro’, se faz necessário se colocar no lugar do outro e sentir a sua dor. Assim, diante das dificuldades, percebemos que pessoas predestinadas a defender a sociedade não fazem por reconhecimento pessoal, pois nós lutamos por nossas famílias e por todas as pessoas de bem”, afirmou.
O evento contou, ainda, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade, dos deputados estaduais Luana Ribeiro, Júnior Geo e Vanda Monteiro, bem como os secretários de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, e da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, além de representantes das forças de segurança do Tocantins.
Rotam
Criada pela Polícia Militar no ano de 2009, a Rotam vem atuando de forma preventiva, dissuasiva e repressiva de crimes de maior complexidade, no combate ao crime organizado, narcotráfico, roubos a bancos e capturas de foragidos da justiça, além de atuar na segurança de autoridades e escolta de presos de alta periculosidade.
Comemorando 12 anos em 2021, a Rotam é a 3ª Companhia Operacional do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE). É um grupo integrado de policiais militares que fazem patrulhamento tático especial e abordagens com viaturas, na zona urbana, além de apoiarem às viaturas de área no atendimento a ocorrências.
Melânia Kássia/Governo do Tocantins