O Governo do Tocantins, via Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fará a capacitação de gestores e técnicos do interior na área de meio ambiente, por meio do Programa de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais. Ao todo são ofertados gratuitamente 21 cursos e as inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de setembro, pelo link: http://bit.ly/CapacitaÇÃO

Os cursos disponíveis estão sendo disponibilizados conforme um levantamento realizado pelo órgão estadual ambiental junto aos municípios. Os interessados podem escolher a capacitação conforme as seguintes áreas de interesse: ICMS Ecológico; Plano Municipal de Educação Ambiental; Plano Municipal de Meio Ambiente; Sistema Municipal de Meio Ambiente; Coleta de Óleo de Cozinha Usado; Viveiro de Mudas Sustentável e Quebra de Dormência; Agroecologia (Produção Orgânica e Certificação); Como Implantar uma Horta; Construção de Curral de Pneus; Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva; Agenda 21 Municipal; Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); Municipalização do Licenciamento Ambiental; Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares (APP’s); Projeto Barraginhas; Apicultura em pequenas propriedades; Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA); Comitê de Bacia Hidrográfica; Manejo Integrado do Fogo / Brigada de Incêndio; Educação Ambiental para a Gestão das Águas; e Criação de Unidade de Conservação Municipal.

O Programa, conforme explica a secretária de Semarh, Meire Carreira, tem como objetivo capacitar os agentes responsáveis pela elaboração e implementação da Política Municipal de Meio Ambiente. “Assim contribuindo para impulsionar positivamente a gestão ambiental compartilhada, resultando em melhorias na realização das atividades técnicas e administrativas relacionadas à questão ambiental”, afirmou.

Para que os participantes tenham um melhor aproveitamento as capacitações vão promover o encontro de educadores ambientais em nível estadual com técnicos, secretários de meio ambiente e gestores municipais. Além disso, o Programa visa planejar, implementar, monitorar e avaliar a Educação Ambiental no Estado; promover a construção coletiva das estratégias para o fortalecimento da Educação Ambiental nos municípios; incentivar a recuperação de APP’s e proteção da fauna nos municípios; usar a comunicação como estratégia de exposição das ações de Educação Ambiental; incentivar e fortalecer a gestão ambiental municipal.

Suene Moraes/Governo do Tocantins