Paralisação dos professores e do pessoal administrativo da rede municipal de Santa Fé do Araguaia, município localizado no norte do Tocantins, ocorreu na terça-feira (25). A categoria reivindica a criação de um plano de carreira, reajuste de piso salarial conforme as recomendações do Ministério da Educação (MEC) e a instituição de data-base no município.

 A paralisação foi organizada como uma forma de chamar a atenção da gestão municipal sobre a necessidade da valorização dos trabalhadores da Educação, que há muitos anos estão conquistando melhorias na área. Uma comissão formada pelos professores e outros representantes da categoria foi criada para acompanhar as negociações e ouviu a secretária de educação do município, que ainda não se mostrou aberto às reivindicações e disposto a negociar.

 O movimento contou com o apoio do SINTET Regional, que também estiveram presentes na paralisação. Os professores esperam que a gestão municipal se comprometa a dar uma resposta positiva às reivindicações, criando um plano de carreira, reajustando o piso salarial segundo as recomendações do Ministério da Educação (MEC) e instituindo uma data-base para todos os servidores da Educação de Santa Fé do Araguaia.

Por: Geovane Oliveira