Como se não bastasse os aumentos de impostos que os governos federais e estaduais aplicaram no início do anos, a arrecadação deve aumentar muito em 2016 . O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apertou o cerco ainda mais contra a população araguaínense. Através de decreto ele concedeu reajuste da taxa de iluminação pública em 70 %. A CIP incide todos os meses na conta de luz impostos que varia de acordo com a faixa de consumo. Casas que consomem menos de 50 kwh/mês ficam isentas da contribuição.
“Há algum tempo, a cada conta de luz que chega em nossas casas vemos seu valor subir e subir, sem parar. Até tentamos apagar uma luz aqui, desligar um aparelho ali, mas a conta teima em ficar mais cara. Quase R$ 6 bilhões foram desembolsados pelas residências brasileiras durante 2015 só para pagar a bandeira tarifária – que desde que começou a valer, em janeiro, nunca saiu do vermelho.
Já a planta de valores deve obter um aumento de 10,48% . Isso somado a outro reajuste deve dificultar ainda mais a vida da população araguaínense em 2016. depois que o prefeito Ronaldo Dimas assumiu o cargo já havia concedido outros reajustes nas plantas de valores dos imóveis de Araguaína em anos anteriores.