José Guimarães, futuro líder do PT na Câmara dos Deputados, buscará apoio do  (Republicanos) ,de Wanderlei  Barbosa, para a base do governo Lula. Guimarães acredita que o partido pode ser um grande aliado no Congresso. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Futuro líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou à Folha de S. Paulo que a montagem do corpo ministerial – com espaços sendo cedidos aos mais variados partidos – não foi suficiente para consolidar a base necessária de apoio a Lula na Câmara.

O União Brasil, por exemplo, ficou o Ministério das Comunicações, que será chefiado por Juscelino Filho (MA). No entanto, a sigla ainda se diz independente em relação ao futuro governo. Guimarães afirmou que buscará aparar as arestas com o partido.

De acordo com a publicação, O deputado federal José Guimarães disse que vai procurar o Republicanos:  “O Republicanos não integra [a base], mas eles fizeram um gesto muito importante para nós que foi a votação da PEC do Bolsa Família naquele destaque [o partido evitou uma desidratação da proposta]. A gente tem que fazer um esforço grande, não é uma base para servir o governo através do chicote; é uma base para atender as demandas do país e dialogar permanentemente com o governo. Evidentemente tem os pleitos dos estados, tem obras importantes para serem retomadas. É normal que os deputados peçam isso e aquilo para sua base eleitoral, tudo com transparência. Também queremos um fórum permanente com todos os líderes. E também diálogo com aqueles que ficaram na oposição. Eu acho importante o presidente receber os parlamentares, os líderes. Meu esforço é que eles opinem também em projetos do governo”, completou.

Guimarães sinalizou ainda que mudanças na Esplanada dos Ministérios podem acontecer para comportar os novos aliados que o futuro governo pretende ter. “Você larga com uma composição. Como foi no próprio governo Lula. O esforço é para ampliar cada vez mais a base. Como fazer? Ainda é cedo. Nem começou o governo ainda. Mas acho que tem espaço, sim. Eu quero atrair todos dentro de uma dinâmica de diálogo. Nós queremos que o Republicanos integre a base”.

No Estado do Tocantins, o partido Republicanos, elegeu oito deputados estaduais, reelegeu o governador Wanderlei Barbosa, três deputados federais, Toinho Andrade, Alexandre Guimarães, Ricardo Ayres.  Isso representa um aumento significativo de seu poder na região, o que dará mais voz às lideranças do partido junto ao governo federal nos próximos anos

Geovane Oliveira, com informações  do  247.