O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta terça-feira, 19 de abril de festividades na aldeia Xerente Salto Kripre, em homenagem ao Dia do Índio, na zona rural, do município de Tocantnia.

Centenas de indígenas saudaram o governador, que iniciou a tradicional cerimônia de Xerente em comemoração à data com um cortejo de canções indígenas. Na oportunidade, o Governador conheceu a infraestrutura local e pode acompanhar alguns membros da comunidade, inclusive a Escola Estadual Indgena Waikarnse, instituição de ensino que o Chefe do Executivo prometeu buscar melhorias por meio da Secretaria Estadual de Educação. “Eu já vou levar essa demanda à Secretaria do Estado da Educação, para que a escola faça uma rápida reforma na aldeia”, assegura Wanderlei Barbosa.

A aldeia Salto Kripre existe há cerca de 30 anos e é liderada pelo cacique Vanderlei Simripte Xerente. Atualmente conta com 115 famílias e aproximadamente 500 indígenas, entre crianças e adultos. O cacique ressalta a importância da atenção das autoridades aos povos indígenas. “A nossa comunidade necessita essa atenção, é muito necessário para fortalecer e reforçar as nossas raças, a nossa cultura”, comentou o cacique.

Narubia Werreria, uma jovem indígena, aproveitou a presença da Governadora para reafirmar seu compromisso e atenção com o fortalecimento da arte e cultura indígena. “O mais recente governador a nos visitar foi Siqueira Campos. Agradeço a atenção do governador Wanderlei e gostaria de solicitar que ele considere políticas que beneficiem os povos indígenas, principalmente a nossa cultura. “O xerente tem uma rica cultura, cerca de Palmas, e o mundo quero conhecer os povos indígenas e no conhece”, comentou.

Geovane Oliveira, com informações  da  Secom.