
Em sua fala de boas-vindas, o governador destacou a importância dos Jogos para estreitar relações entre os povos indígenas e não indígenas. “Temos o privilégio de iniciar um evento que nos dará a oportunidade de conversar, estreitar laços, uma oportunidade ímpar para que possamos aprender um pouco do esporte, dos costumes e das culturas das etnias participantes”, disse.
Marcelo Miranda agradeceu pelo empenho e pela presença das etnias representadas nos jogos: “Sejam bem-vindos, sintam-se à vontade. O Tocantins está de portas abertas”, disse. “Este evento é uma prova da união, do envolvimento e do empenho dos governos Federal, Estadual e Municipal”, completou.
Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal dos Jogos Indígenas, disse que o evento reforçará uma aproximação entre os povos indígenas entre si, e também com os não indígenas.
“Há mais de 500 anos, mantemos o sonho de paz para a nossa mãe terra. O mundo moderno e tecnológico nunca escutou a voz do índio. Os Jogos Indígenas serão a nossa forma de falar com o homem branco por meio do Esporte. Trouxemos a semente que foi plantada em Palmas. Desde que chegamos, estamos cantando pra mãe terra para que nossos objetivos sejam concretizados”, afirmou Marcos Terena.