O Ministério Público Federal (MPF) protocolou uma denúncia contra Sérgio Leão, ex-secretário de Infraestrutura e presidente do antigo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Tocantins (Dertins), por fraude na licitação da ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional. As irregularidades teriam ocorrido em 2015 durante o mandato de Marcelo Miranda (MDB). Na época a vencedora da licitação foi a empresa Rivoli SPA.

Conforme a denúncia, a licitação para construção da ponte começou em 2014, quando a empresa foi inabilitada porque não conseguiu comprovar capacidade técnica e econômica. Um ano depois, quando Sérgio Leão assumiu a presidência do Dertins, a Rivoli fez um pedido de reconsideração e acabou sendo admitida para retornar à licitação.

De acordo com a denúncia, o ex-presidente do Dertins ainda teria feito pressão para que a Rivoli fosse escolhida vencedora.

Apesar da licitação ter sido realizada, a obra da ponte nunca começou. No começo deste ano, o governador Mauro Carlesse (PHS) já tinha informado que o contrato com a Rivoli não seria levado adiante. recomendação também foi feita pelo MPF.

Um representante da empresa também foi denunciado pelo mesmo crime. Caso sejam condenados, os dois podem pegar uma pena de dois a quatro anos por fraude em licitação e pagar multa.

Sérgio Leão também é alvo de outras investigações por irregularidades na construção de obras no estado. Ele é um dos indiciados pela operação Convergência, uma das fases da operação Ápia, por corrupção na construção de estradas. Também chegou a ser preso durante as investigações da operação Reis do Gado.

Por G Tocantins