A comunidade quilombola Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza do Tocantins, viveu uma manhã de alegria e celebração nesta quarta-feira, 16. A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, esteve na Escola Municipal Horácio José Rodrigues para realizar a ação Páscoa Feliz, em nome do Governo do Tocantins, levando ovos de chocolate, brincadeiras com o palhaço Kikintura, apresentações culturais e muita diversão para centenas de crianças da comunidade.

A ação integra o compromisso do Governo do Tocantins em promover inclusão, bem-estar e momentos de afeto em comunidades tradicionais e em situação de vulnerabilidade, com foco especial em crianças e famílias quilombolas. 

Durante a entrega dos ovos e das atividades lúdicas, a primeira-dama falou com carinho sobre a importância de valorizar as infâncias e reconhecer a força das comunidades tradicionais. “A gente faz questão de estar perto. O governador Wanderlei Barbosa tem um olhar muito sensível para as comunidades tradicionais e é com esse mesmo sentimento que a gente vem até aqui. A Páscoa é um tempo de renascimento e esperança; e nada melhor do que vivê-la com essas crianças tão especiais. É uma alegria imensa ver o sorriso de cada uma delas”, comentou Karynne Sotero.

A prefeita de Santa Tereza do Tocantins, Eliene Diogenes, acompanhou a ação e destacou a importância do gesto para as famílias da comunidade.

“Essa ação é muito importante para a nossa comunidade, que é formada por famílias em situação de vulnerabilidade. Nem todas as crianças teriam a chance de viver um momento como esse, e ver a alegria no rosto delas é algo que emociona. Agradeço à primeira-dama Karynne Sotero por esse gesto de carinho e por escolher a comunidade quilombola Barra do Aroeira. Foi uma escolha acertada e que tocou o coração de todos nós”, afirmou a prefeita.

A costureira Natália Rodrigues, de 27 anos, mãe do Arthur Henrique, de 6 anos, e da Maria Heloísa, de 9, comemorou a realização da ação na escola onde os filhos estudam. “Aqui na comunidade, a gente não tem muitas atrações, então quando acontece algo assim, os olhos das crianças brilham. E não só os delas, os dos pais também. As crianças já estavam ansiosas pela chegada desse momento tão especial. Foi um prazer receber a primeira-dama na nossa comunidade”, destacou Natália.

Foram parceiros da ação as secretarias Executiva da Governadoria (Segov), da Comunicação (Secom) e da Fazenda (Sefaz), além da Energisa.

Preservação, identidade e respeito

Lar de cerca de 120 famílias, a comunidade quilombola Barra da Aroeira é reconhecida por sua história de luta, identidade cultural e preservação das raízes ancestrais. A presença da ação Páscoa Feliz reafirma o compromisso do Governo do Tocantins com o respeito à diversidade e à valorização de todos os povos do estado.

Camila Mitye/Governo do Tocantins