Moradores do bairro São João, em Araguaína, estão reclamando da demora na reforma de um postinho de saúde. A Unidade Básica de Saúde foi fechada em fevereiro deste ano e deveria ser reinaugurada dois meses depois. O atraso na entrega está prejudicando pacientes da região.
O prazo estabelecido para que a unidade fosse entregue terminou em abril deste ano. Quatro meses depois a unidade permanece fechada e sem previsão para voltar a funcionar.
Gerardo de Sousa é aposentado e mora ao lado da unidade fechada. O idoso de 86 anos, que tem problemas cardíacos e precisa de acompanhamento médico, conta que sem o postinho por perto precisa se virar para procurar atendimento longe de casa.
“Não tem quem me leve. Eu sou sozinho. Eu sou doente do coração, sou doente da coluna, sou doente de muitas coisas e preciso sempre estar no médico. Ai eu vou para longe tendo um postinho no terreiro de casa”, reclamou Gerardo.
O aposentado Luiz de Nazarethe já procurou atendimento no postinho cinco vezes, mas sempre encontra o local fechado. “Tem seis meses que corro atrás de tratamento, de fazer consulta, e aqui sempre está isolado”, disse.
O custo para a reforma foi avaliado em mais de R$ 131 mil. Olhando do lado de fora é possível perceber que a pintura é nova. “Ela só precisa de limpeza. Só o que está faltando é limpar e ter amor pelo próximo e respeito. Eles têm que tomar uma providência e trazer o posto de volta. Estou precisando passar no médico e não posso”, reclamou Vânia Maria.
A funcionária pública Elma Siqueira conta que além da distância para o postinho do parque Cimba, há risco de assalto no trajeto. “O bandido me abordou no meio da rua, botou a mão na cintura e foi dizendo que era para eu entregar o celular ou ele ia puxar a arma, foi a hora que eu vi uma casa e corri. No entanto quase ele pega uma arma para me atirar. É muito prejudicado para a gente naquela distância”, disse.
Por TV Anhanguera e g1 Tocantins