Emissão do DARE para pagamento do IPVA — Foto: Félix Carneiro/Governo do Tocantins/Reprodução

O prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 no Tocantins está se aproximando do fim. Os donos de veículos devem ficar atentos, pois o vencimento ocorre no dia 15 de outubro. Neste momento, o imposto só pode ser quitado à vista, já que a opção de parcelamento foi encerrada.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), o não pagamento do IPVA dentro do prazo pode acarretar uma série de problemas para os proprietários de veículos. Entre as consequências estão o impedimento do licenciamento, além de multas, cobrança de juros e até a possível remoção do veículo. Outro transtorno é que o atraso no pagamento também complica o processo de compra e venda do automóvel e pode resultar na inscrição do nome do contribuinte na dívida ativa, o que dificulta a aprovação de empréstimos.

Para evitar esses problemas, os contribuintes devem acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz/TO) e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DARE), necessário para efetuar o pagamento. Será preciso informar o CPF ou CNPJ do proprietário, a placa do veículo e o número do RENAVAM. O pagamento pode ser feito por meio de código de barras ou utilizando o sistema de PIX, facilitando a quitação.

O Detran/TO também faz um alerta importante: os contribuintes devem tomar cuidado com possíveis golpes. Para garantir a segurança, o boleto de pagamento do IPVA deve ser emitido exclusivamente no site oficial da Secretaria da Fazenda, evitando fraudes e cobranças indevidas.

Faltando poucos dias para o encerramento do prazo, a recomendação é que os proprietários regularizem o quanto antes o pagamento do IPVA e evitem contratempos futuros.

Por Geovane Oliveira