O Encontro Mulheres das Águas II, realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHMA), Ocorre nesta terça e quarta-feira, 20 e 21, em Natividade (TO),  no Colégio Agrícola. Com o tema Inspirar, conectar e transformar”, a edição deste ano aborda temas como “Carreira Feminina: O que te impede de ir além?”, “Turismo Sustentável e Água”, “Empreendedorismo Feminino e Responsabilidade com a Gestão Hídrica”, entre outros. 

Serão dois dias de evento que inclui palestras e atividades que favorecem a construção de uma rede de mulheres atuantes na defesa e preservação das águas dessa importante bacia que abrange 11 municípios, e contribui para o desenvolvimento agrícola e econômico da Região.
Membro do CBHRMA, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa das discussões com a presença de servidoras do órgão na região, e também a do diretor de Empreendedorismo Joaquim Urcino, que defende a inclusão da mulher nas pautas políticas, como a gestão dos recursos Hídricos, e o protagonismo feminino na agricultura famíliar.
“As mulheres têm ocupado posições importantes, inclusive na agricultura familiar, cuidando da terra, gerando renda e desenvolvimento econômico para sua família. E discussões como estas, da gestão da água voltada para mulheres, mostram a sensibilidade do Comitê em dar voz e oportunidade a quem realmente tem sensibilidade, representatividade e cuidado em lidar com a questão da preservação das nossas águas. Estamos com técnicas aqui para contribuir e colaborar com as discussões”, destacou o diretor.
A Assistente Social do Ruraltins de Almas, Luciana Cardoso Monteiro de Cerqueira, participa do evento e destacou a importância da colaboração do instituto. ” O Ruraltins tem um papel fundamental no Mulheres das Águas, porque através do trabalho de extensão, conhecemos de perto a realidade e as necessidades das mulheres ribeirinhas do campo; e assim podemos contribuir com as discussões e, com o acesso às políticas públicas, poder transformar a vida de cada uma delas”, explicou Luciana.
A programação desses dois dias de evento inclui palestras e atividades que favorecem a construção de uma rede de mulheres atuantes na defesa e preservação das águas.
Além das discussões, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Mulher, está disponibilizando exames de prevenção ao câncer de colo do útero às mulheres presentes no evento.
A solenidade de abertura ocorreu nesta manhã e contou com a presença de centenas de mulheres,  autoridades e representantes do Governo Estadual e da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), dentre elas os secretários de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Marcelo Lélis; da Mulher, Berenice Barbosa; e dos Povos Indígenas e Comunidade Tradicional, Narubia Werreria; a diretora da ANA, Ana Carolina Argolo, e demais representantes.
Com a coordenação do evento, o presidente do Comitê, Mario Sena, afirmou estar bastante otimista com o evento, e com as propostas que poderão surgir das discussões. ” Estamos no segundo ano, e com grandes expectativas  de o encontro trazer propostas e resultados importantes para a região. 

Edvânia Peregrini – Governo do Tocantins