O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, abriu oficialmente nesta sexta-feira, 26, os trabalhos da equipe do governo para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024/2027 em Araguaína.

Durante a abertura da consulta pública para a elaboração do PPA 2024/2027 em Araguaína, o governador Wanderlei Barbosa destacou as reivindicações que surgiram da comunidade de Mato Verde. Essas reivindicações, tais como a pavimentação da rodovia e a construção da ponte Brejão/Piraquê, segundo o governador, são fundamentais para o planejamento das ações futuras. Outros assuntos foram levantados pelas lideranças locais, como a alça viária da avenida Filadélfia, para o desvio do trânsito pesado da área central. Barbosa acredita que todas as iniciativas do Governo devem ser incluídas no PPA. “Estamos comprometidos em ouvir a comunidade, os prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, bem como os senadores. Esta é a hora de sugerir soluções e alternativas para construirmos um bom governo para todos”, afirmou.

Sergislei Moura, o titular da pasta do Planejamento e Orçamento, agradeceu aos presentes e explicou como está sendo as consultas para elaborar uma importante ferramenta de planejamento das ações a serem realizadas nos próximos quatro anos no Estado. “O PPA instituiu o planejamento de médio prazo, que estabelece objetivos e metas de administração pública para os próximos quatro anos. Vamos realizar o Plano com todos, tendo a ciência de que é o melhor formato para ouvi-los e debater soluções para entrega do melhor produto”, disse.

O tema Ouvir para Cuidar proporcionou que a consulta pública tivesse a voz de representantes de alguns municípios da região, como Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

O Plano Plurianual é a principal ferramenta de planejamento de médio prazo da administração pública brasileira, obrigatória para Uni Realizada de quatro e 4 anos, a ferramenta tem início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e termo no final do primeiro ano de seu sucessor.

Além dos prefeitos, Secretários de Estado e vereadores, estiveram presentes os deputados federais Lázaro Botelho e Alexandre Guimarães, assim como os deputados estaduais Gipão e Jorge Frederico, bem como outros parlamentares do Tocantins.

Por: Geovane Oliveira