Os grêmios estudantis da Escola Estadual Almeida Sardinha e da Escola Estadual de Itacajá, unidades de ensino pertencentes à Diretoria Regional de Pedro Afonso, participaram nesta segunda quinzena de setembro, do I Fórum Comunitário do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Evento reforçou a importância do selo dentro do município e do quão significativo é pensar e planejar políticas públicas eficazes.

O fórum é um espaço em que os grêmios estudantis, instituições e comunidade em geral puderam fazer parte do planejamento das ações relacionadas ao  Selo Unicef e contribuir na busca por respostas e ações que produzam impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.

Dentre os diversos temas trabalhados acerca da Educação, Saúde e Meio Ambiente, destacam-se a busca ativa nas escolas e a prevenção da gravidez na adolescência. Para a presidente do grêmio da Escola Estadual de Itacajá, Elba Alves de Souza, de 17 anos, estudante da 3ª série do ensino médio, a iniciativa foi excelente e deve ser contínua.

 “Foi um evento importantíssimo para nossa cidade, ações como esta precisam ser constantes. Temos que priorizar e trabalhar para a melhoria da qualidade de vida dos jovens. É isso que o selo prega, e nós jovens devemos ser os protagonistas da nossa história e contribuirmos para fazer a diferença”. A palestrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) citou a gravidez na adolescência, que é um caso recorrente em sua faixa etária, e reforça a necessidade dessas ações e de mais eventos como este para a mudança da visão de mundo e formação de jovens mais conscientes”, frisou a estudante.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins